Blog Grupo Genil Camelo

As lendas sobre a Tequila

A Tequila é uma bebida originária do México, mas que faz muito sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil, o consumo de Tequila veio crescendo nos últimos anos e, com isso, o interesse e muitas histórias surgiram sobre a bebida mexicana. Entretanto, algumas delas não passam de lendas. Vamos conhecer algumas? Arriba!

1. Tequila se obtém do cacto.

Totalmente falso! A matéria-prima é o sumo de uma planta chamada agave azul onde se destila para a obtenção a bebida. Essa variedade de planta foi descoberta pelos colonizadores, mas não se sabe ao certo a origem da bebida.

Muitos dizem que foram os colonizadores que descobriram o processo de produção, já outros afirmam que os povos astecas já bebiam Tequila antes, pois a planta foi originada pela deusa da fertilidade, Mayahuel, que descobriu por acaso a fermentação.

2. Tequila deve se tomar somente com gelo e limão

Não obrigatoriamente! Essa é a maneira mais tradicional para apreciar a bebida, mas não é regra. Ela pode ser tomada pura, em drinks e muitas outras variedades.

Um exemplo bem conhecido é a Margarita. O drink também tem origem mexicana e seu modo de preparo deixa a degustação da Tequila mais agradável pra quem não gosta do jeito convencional. Ela já faz sucesso em diversos bares e casas de show. Vale a pena conferir!

3. O tempo influencia no gosto da Tequila

Com certeza não! Quando a bebida é engarrafada, o seu processo de envelhecimento não continua. Isso só ocorre somente em barricas de madeira. Então não se preocupe se o gosto da bebida vai ficar ruim ou não acredite que seu gosto ficará melhor com o tempo.

Essas são algumas das várias lendas que existem acerca da bebida mexicana. Agora que você já tá bem informado, vem aqui na Free Shop conferir nossas opções de Tequila! Beba com moderação.

Publicado em Geral | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Vinho Sottano Reserva de Família.

sottano

Presente nele um aroma com abundantes notas de frutos negros, como cassis, groselhas pretas, cerejas e amora, mas tudo em uma versão tipo “marmeladas” ou em compota. Está na madures extrema, resultando um vinho com características particulares, sedutor. Estão também presentes notas de cedro, defumados e grafite, aportados pela madeira e suaves notas de regaliz e menta que transmitem frescor a um aroma muito diverso, de grande tipicidade e qualidade.

No paladar é um vinho maduro, oleoso, com taninos firmes e presentes, gloriosamente frutado, viscoso, com muita glicerina, de corpo inteiro, denso e sedutor. Um Malbec excelente, masculino, que pode ser bebido de imediato, mas que se beneficiará com a guarda em garrafa por alguns anos.

Seu amadurecimento é de 12 meses em barril novo, sendo 70% em francês e 30% em americano. Curioso essa separação, não?

O Sottano Reserva de Família se harmoniza bastante com Filet au poivre com rodelas de batatas assadas , Cordeiro ao forno e também com Carne bovina marinada. Além do gosto inconfundível e delicioso do próprio vinho, suas harmonizações são deliciosas, bem fácil de se deliciar.

Publicado em Geral | Deixar um comentário

A História do churrasco

barbacue 1

Sabe-se que a origem do churrasco é gaúcha, com maior precisão, dos pampas onde o transporte do gado para regiões mais férteis se fazia necessário para a manutenção da engorda do gado. Além disso, a destruição dos Sete Povos das Missões, RS, por volta de 1768, originou o abandono de grande quantidade de gado que, com o tempo, reproduziu-se fartamente sem o controle do homem, gerando um rebanho selvagem que se espalhou pelos pampas.

Com a busca constante do ouro, os tropeiros se apoderavam das carnes que se colocavam com fartura a sua frente as consumiam em breves paradas feitas por suas viagens, onde as fogueiras serviam para aquecê-los e também para assar carnes junto do sal das cinzas.

Com o passar dos tempos, surgiram os invernadores que continuaram a tradição que se iniciou e, obrigados a levar o gado para fugir do inverno, assavam algumas de suas reses durante a viagem, carregando a carne no Lombo de seus cavalos que, com o suor, salgavam as peças e, ao cair da noite estas já se encontravam devidamente salgadas e temperadas para o consumo. Com o passar dos anos surgiram as grandes fazendas onde o gado era transportado pelos peões e, no cardápio, a tradição se fazia cada vez mais presente com o churrasco como conhecemos atualmente, feito no fogo de chão, com valas profundas para evitar o vento e espetos que seguravam os nacos de carne sob o calor das brasas para assar.

barbacue2

As carnes a partir, deste momento, eram salgadas com o sal grosso, usado para a complementação alimentar do gado. No início do século XX, com a chegada dos imigrantes italianos, foram introduzidas outras peças de carne, enriquecendo o churrasco com porco, frango e peixe, além de desenvolverem os temperos como a famosa vinha d’alho.

Nas últimas décadas, a viagem constante de caminhoneiros vindos do sul para a região de São Paulo os obrigava a longas paradas na região de Curitiba, no Paraná, para abastecerem e alimentarem-se de carnes em restaurantes que começaram a variar seus cardápios de tal forma que acabaram gerando os atuais rodízios, ricos na diversidade de cortes e carnes; atualmente adequaram também carnes exóticas, frutos do mar, além das necessárias saladas e muitos acompanhamentos.

Publicado em Geral | Deixar um comentário

Amelia Chardonnay 2008

A história de uma das marcas mais fortes do Chile começou em 1883 quando Don Melchor De Concha y Toro, um distinto advogado, empresário e político influente no país,  acompanhado de sua  mulher Emiliana Subercaseaux, fundou a vinícola com o nome de Marquês de Casa Concha, localizada na pré-cordilheira, perto da cidade de Santiago, com o objetivo de explorar o potencial da produção vitivinícola do vale do Rio Maipo, onde o clima era mediterrâneo e o solo aluvial. Ele importou as mais exclusivas mudas de uvas de Bordeaux, região francesa tradicional na produção dos melhores vinhos do mundo, plantou no vinhedo de Ponte Alta e contratou um importante enólogo francês, Monsieur de Labouchere, para preparar os seus primeiros vinhos. Nascia uma lenda.

amelia blogO maior e mais importante vinhedo do Chile foi pioneiro na produção de vinhos. Conta a história que uma praga devastadora arrasou as plantações na Europa de onde foram colhidas as mudas trazidas por Don Melchor. Por isso, apenas no Vale do Maipo, encontram-se as raras parreiras com as uvas que produzem o famoso vinho Don Melchor, que conquistou os críticos internacionais da bebida. Os vinhos produzidos tiveram sucesso imediato. Porém, foi o emblemático Casillero del Diablo, feito da uva Cabernet Sauvignon, que projetou o vinho chileno para o mundo. Foi em 1891, que Don Melchor criou o que é hoje um dos vinhos mais conhecidos mundialmente. A lenda que cerca este mítico e aclamado vinho, transformou os vinhedos do Chile famosos no mundo inteiro. No ano seguinte, com a morte do fundador, seu filho, Juan Enrique, assumiu o comando dos negócios.

O Amelia Chardonnay 2008, da vinícola concha y Toro, com visão brilhante e límpida amarelo palha, com reflexos dourados, seu olfato exibe notas de minerais e ervas combinados com frutas secas e especiarias, com um paladar elegante e de notável frescos, apresentandonotas de pêra, limão e melão, foi eleito o número um do mundo na degustação de vinhos de Moscou, realizada em novembro. O reconhecimento coloca o Amelia em uma posição de honra, na indústria vinícola mundial. 

Publicado em Geral | Deixar um comentário

Avaliação – Vinho Santa Ana Unánime

A avaliação de hoje é do Vinho Santa Ana Unánime, de nacionalidade argentina. Destaca-se por elegantes aromas a chocolate e tabaco, toques de pimenta negra e notas encorpadas. De boa estrutura, com taninos redondos que combinam bastante com a sua acidez fresca e suculenta.

Para atingir este sabor incomparável e sua cor vermelho cereja intenso, seu corte é de 60% Cabernet, 25% Malbex e 15% Carbenet Franc, elaborado com uvas vindas de seletos vinhedos, localizados no Valle de Uco, Mendonza e envelhecimento de 20 meses em barris novos de carvalho francês.

E finalmente, sua harmonização, este maravilhoso vinho, de composição interessante e gosto diferenciado é ideal com queijos fortes, carnes e massas com molho de tomate. Vale a pena conferir!

blog

Publicado em Geral | Deixar um comentário

Vinho Judas Malbec

judas_art.jpg.cs_.1215.110909.095251

Primeiramente, você deve está se perguntando de onde vem esse nome, Judas Malbec. O nome Judas tem origem curiosa, a família Sottano produzia este vinho limitadamente, para o consumo apenas de familiares. Mas um dos filhos de Ricardo Sottano rompeu com o acordo familiar, e começou a compartilhar este vinho com seus amigos que, logicamente, adoraram seu sabor. Depois de provarem, os amigos começaram a comprá-lo, mas escondido. O sucesso deste vinho foi grandioso, logo a família teve conhecimento da “traição”, a família Sottano decidiu aumentar a produção e vender para terceiros. Em homenagem ao familiar traidor, o vinho recebeu o nome de Judas Malbec.

O processo de envelhecimento dele é feito durante 18 meses, em barris de carvalho de primeiro uso. Seu aroma é de grande intensidade e é bastante complexo, mas predomina notas de cereja, tabaco, cassis, pimenta branca e cravo, com uma suave adição de chocolate e menta. Seu paladar é marcado pela acidez, ele se torna amplo quando degustado, se tornando doce, aveludado, mas com um bom equilíbrio com a madeira.

Algumas dicas para acompanhar este maravilhoso vinho são cordeiro assado, churrasco e pratos de carnes vermelhas em geral.

Publicado em Geral | Deixar um comentário

Bisteca de porco ao molho de vinho branco seco.

Uma  dica de jantar diferente:  Uma boa bisteca de porco ao molho de vinho branco seco. O preparo e os ingredientes são bem fáceis, fiquem atentos ao modo de preparo. Vamos inovar com esta receita e saboreá-la?

Ingredientes:      

-         6 bistecas de porco grandes

-         2 dentes de alho amassados

-         Sal e pimenta (quantidade como preferir)

-         1 xícara (chá) de vinho branco seco

-         2 colheres (sopa) de extrato de tomate

-         Salsa (quantidade como preferir

-         500g de batatas pequenas com casca

-         2 colheres (sopa) de azeite

-         1 colher (sopa) de folhas de alecrim

 

Modo de preparo

Tempere as bistecas com o alho, sal, a pimenta e o vinho. Deixe o tempero agir por 30 minutos. Aqueça a panela de pressão com o óleo e doure as bistecas escorridas do tempero (reserve a marinada). Junte o tempero, o caldo de carne, a água e o extrato.

Logo após, tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver.  Abaixe um pouco o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.

Em outra panela de pressão, ponha as batatas lavadas, o azeite, mais sal e o alecrim. Tampe e cozinhe em fogo alto até ferver.

Abaixe a chama e cozinhe por mais três minutos, movimentando a panela, de tempo em tempo, para as batatas dourarem por igual.  Espere sair a pressão da panela das bistecas.

Transfira para um recipiente, polvilhe salsa e sirva com a batata dourada. Bom apetite!

Publicado em Geral | Deixar um comentário

Bem Vindos

Bem vindos à primeira postagem do blog do Grupo Parque Recreio.O grupo é formado por um conjunto de empresas orientadas para os seguimentos de alimentos (Churrascaria Parque Recreio) e bebidas (Free Shop Parque Recreio) somam-se ainda a Churrascaria Picanha Grill, o Lig & Peça – entrega em domicílio, a GAC Importação e Distribuição de Alimentos e Bebidas, Adega Free Shop.com, Parque Recreio Kids e a Illuminé Bijuterias finas e Acessórios.

Aqui o espaço é destinado a disponibilizar materiais úteis sobre tudo que cerca o mundo dos vinhos, espumantes e das bebidas quentes, você vai conferir também alguns posts sobre como combinar seu almoço ou jantar com aquela bebida especial, e poderá acompanhar também algumas sugestões de moda da nossa marca Illuminé Bijuterias Finas, além disso você vai conhecer tudo o que o grupo Parque Recreio oferece à seus clientes.Para levar até você o melhor conteúdo relevante à sua necessidade dicas, entrevistas, notícias, artigos e muito mais vão preencher o nosso blog.

Com o lançamento do blog o grupo Parque Recreio abre mais um canal de comunicação. Queremos que você comente nossos posts e interaja conosco, tornando esse meio um espaço aberto a todos os amigos, clientes e colaboradores do nosso grupo.

Bem pessoal, é isso. Sejam todos muito bem-vindos. Contamos com sua participação.

Publicado em Geral | Deixar um comentário